quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Remédio contra a "síndrome das abas abertas"

Não sei você, mas eu costumo ter um sério problema com abas de navegadores. É como uma síndrome, um distúrbio informático (?) e constante. Estou lá eu, lendo algum site. Durante a leitura, surgem alguns links, então eu clico com o botão direito e boto pra abrí-los em outras abas. Depois, vou nas abas e dou uma olhada por cima, e, às vezes, nelas também há outros links que eu possivelmente terei interesse de ler mais tarde, e faço o mesmo procedimento de abri-los EM NOVAS ABAS. Por vezes, leio algumas e tal, em seguida as fecho. O problema não é esse, mas sim quando eu vou ESQUECENDO de fechá-las, ou vou literalmente deixando pra ler mais tarde e elas ficam acumuladas assim, ou pior (clique na imagem para amplicar):



Como se não bastasse, costumo fechar o navegador, quando vou desligar o computador, e reabrí-lo no dia seguinte, na esperança de que vou ter paciência de ler tudo aquilo e olhar os conteúdos, pra ir fechando aos poucos e me livrando desses pequenos MICROLÍDEOS na minha barra de abas. Acontece que, quase sempre, eu simplesmente ignoro-as ou penso "ei, tenho que ler isso aqui, mas não vou ver agora não" e assim vai... num ciclo infinito e desgraçado de permanecer com o "peso" de sempre abrir o navegador e esperar ele carregar todas aquelas pútridas janelinhas malditas. O problema foi tamanho que, quando atualizei meu Mozilla, ele não ficou configurado automaticamente pra salvar as abas quando o fechasse, e eu achei ótimo, deixei assim por um tempo. Mas muitas vezes eu acabava copiando os links abertos no Mozilla e jogando no Chrome, antes de fechar ambos, só pra não perder os links e ler depois, já que o Chrome estava configurado pra guardar todas as abas abertas ao fechar!

Após meses sofrendo com o diagnóstico da síndrome das abas abertas, descubro que algumas boas almas nesse mundo criaram justamente o que eu precisava para me livrar das infelizes e notáveis milhões de abas que costumam MORAR na barra do meu navegador. Quer dizer, me livrar das ABAS, e não necessariamente de uma LISTA ENORME de coisas pra ler mais tarde (ou nunca). Apresento-lhes o Read It Later:

Também conhecido como Read it SOMEDAY.
O Read It Later é um aplicativo interessante, disponível para a maioria dos navegadores, e consiste em criar uma lista de coisas e links pra você ver mais tarde. Ele coloca um botão na sua barra do nevagador onde é digitado a URL, então, sempre que você quiser marcar algo pra ser visto mais tarde, basta clicar no botão e o tal link será adicionado a uma lista de fácil acesso, que você poderá ver a qualquer momento. Basta criar uma conta rapidamente no serviço, e começar a usar.

No Mozilla, fica assim:

No canto esquerdo da imagem, você vê a tal "setinha" cor de ouro. É nela que você tem que clicar quando quiser marcar algo. Após, pra acessar a lista, basta clicar na mesma setinha ali do lado direito, que a lista é aberta, como vocês podem ver na imagem. Simples e prático.

Eu testei também no Chrome, mas não existe uma versão oficial do mesmo pra ele. Aqui funcionou no começo, mas depois tive problemas com o login e não consegui mais utilizar. Entretanto, no Mozilla continua funcionando perfeitamente normal. Recomendo ao máximo, é simples, fácil de usar e muito útil ;) Fica a dica, e vê se para de abrir tantas abas, seu compulsivo! :)

Acesse: http://readitlaterlist.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário