Desde que assisti (pela televisão) praticamente a todos os principais shows do Rock in Rio do último dia 25 de setembro, sendo eles de bandas como Gloria, Motörhead, Slipknot, Sepultura, Angra e Metallica, meus dedos ficaram "coçando" para vir escrever algo sobre o evento. Mas não exatamente sobre o evento em si, mas sobre uma minoria imbecil em meio ao grande público.
Bruno Gouveia, cantor e compositor do Biquíni Cavadão, postou em seu blog hoje:
"Falando em modos, vaiar artistas como Claudia Leitte, NX Zero, Gloria, para mim é falta de educação. Vaia para mim é uma arma covarde de quem se esconde na multidão alegando estar sendo sincero. Duvido que faça isto sozinho! Vaiar é coisa de maria-vai-com-as outras. Se você vaiar sozinho no meio da multidão vai se calar num minuto. Então não venha me falar que “está no seu direito de dizer que não está gostando”, porque você não faria isto se não fosse o coro da galera.
O que você se esquece é que além de desrespeitar quem está tocando, ignora aqueles que também pagaram caro pelo ingresso para ouvir o artista que você vaia. E que não conseguem ouvir nada com o seu barulho. Não me interessa saber o porquê de você não gostar de artista A B ou C. Apenas, lembre-se que ele não está lá só por sua causa e muitas, mas muitas pessoas querem assisti-los. Se cinco mil pensam como você, isto não chega a 5% do festival. Respeite a maioria!"
Leia o post completo que ele fez em seu blog, clicando aqui.
Pra fechar os ótimos argumentos apresentados com força total, ele encerrou com esse vídeo de Herbert Vianna, do Paralamas do Sucesso, no Rock in Rio 1985, dando um recado pra galera que vale muito a pena conferir:
Já Tico Santa Cruz, cantor do Detonautas, postou em seu blog ontem:
"O que quero dizer é que um festival da grandiosidade do Rock in Rio, não consegue reunir em 7 dias dedicados exclusivamente ao Rock, público suficiente para arcar com todos os custos do evento. Já viram a estrutura? Já pararam para pensar em quanto custa para levantar tudo aquilo, para trazer equipes, pagar os equipamentos, cachê dos artistas e tudo mais que esta relacionado a uma produção deste tamanho?
Estamos falando de investimentos milionários. Alguém vai entrar nessa para se arriscar a perder?
Há tempos que o Rock in Rio se tornou uma marca. É um dos mais importantes festivais do mundo e vai agregando valores a cada edição. Quem desdenha do fato de não haver só Roqueiros no Casting, ou é ingênuo ou é burro."Leia o post completo, clicando aqui.
Ambos os posts valem muito a pena ler inteiros. Concordo quase que plenamente com tudo o que disseram. Penso que é muita falta de educação e respeito vaiar. Desrespeito com o artista que está lá fazendo seu trabalho, com quem pagou e gosta da banda e quer ouvir o som, mas fica prejudicado por alguns imbecis que perdem seu tempo fazendo barulho e atrapalhando o festival. Aliás, o Rock in Rio tem repercussão mundial, agora imagine o que devem pensar os gringos ao verem os brasileiros vaiando seus PRÓPRIOS artistas - e não foi um só não!
Já a questão de criticar que no Rock in Rio não rola só rock, isso é realmente coisa de quem é ingênuo ou burro, como disse o Tico. Se fosse assim, o evento simplesmente não existiria, pois seria inviável - não aqui no Brasil, antes que alguém cite o Wacken Open Air. Sobre essa parte do assunto, prefiro nem comentar muito, afinal, o que foi falado nos posts que indiquei já dizem muita coisa do que penso.
Mais estúpido ainda do que vaiar e achar que no Rock in Rio só deve ter rock, ainda temos a imprensa, que muitas vezes diz merda, também. Escolhi falar e mostrar um pouco sobre a repercussão do show do Gloria, que eu, particularmente, gostei muito, não só por acompanhar e curtir bastante o som dos caras, mas por que foi o que mais pesquisei e vi algumas coisas interessantes para analisar e discutir aqui e por onde for. Vejam só a notícia tendenciosa e maldosa publicada pelo MULTISHOW:
Preciso mesmo comentar? Acho que não, mas só quero deixar claro que não houve essa de vaia do início ao fim. Os caras fizeram um ótimo show, como a maioria dos artistas, e ganharam a atenção do público que se identificou com os covers de "Walk" e "Domination", do Pantera - músicas muito bem escolhidas pelo Gloria - e realmente viraram o jogo, assim como disse várias vezes o vocalista Mi. Mas tivemos alguns jornalistas de bom senso, como esse que escreveu uma notícia para o Estadão com o título:
"E o que era vaia virou conquista - A noite em que uma banda desacreditada decidiu virar o jogo, ignorar as vaias e mostrar que pode ser grande" onde emplacou fatos importantes como na parte em que diz: "A banda que até uns 5 anos atrás pegava busão na periferia de São Paulo para ir à Galeria do Rock ouvir os discos dos caras que os inspiravam (Slipknot, Metallica, Motörhead) estava agora abrindo a noite para seus ídolos."
Além disso, uma galera no Twitter também não concorda muito com essa de que o show foi ruim, por isso vaiado. Vejam só:
Pois é, né? Não tô dizendo que as pessoas não tem direito de não gostar da banda ou do show, muito pelo contrário. Cada um ouve o que quer, mas respeito é algo que eu prezo, que acredito que deve existir sempre. Se os caras estavam ali naquele palco, assim como a Claudia Leitte e o Nx Zero, é porque merecem, porque tem um trabalho importante a fazer e mostrar. Como disse o Bruno do Biquini, vaiar é um direito seu, mas que não pode ser maior que o direito de quem pagou e quer assistir o artista que você está vaiando, e quero ver alguém ir em Brasília pra vaiar um país inteiro. São artistas do nosso país! Vamos dar o valor merecido, mesmo que a gente não goste de tal banda. Respeito e educação. Difícil?
O Bruno Gouveia também mandou muito bem nos seus tweets hoje de manhã, os quais pude acompanhar. Registrei alguns momentos que talvez vocês queiram ver, lá vai:
Tem mais aqui abaixo, só clicar pra ver ampliado, e muito mais no Twitter dele.
Mas enfim, pra resumir, só quero que, independente do gosto musical, haja respeito e educação entre todos - artistas ou não, brasileiros ou estrangeiros. Vamos parar com o radicalismo, a mente fechada e a ignorância e estupidez de tais atitudes! Na próxima, antes de vaiar um artista, pense duas vezes: tenha uma atitude inteligente, fique em silêncio se não estiver gostando, vá comer algo, no banheiro, vá fazer outras coisas. Se não puder, simplesmente cale-se e aguarde o show que você quer ver. Simples assim!
Valeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário